So, aqui está um resumo de tudo que eu quiz dizer nas postagens anteriores... o nosso Estado é realmente maravilhoso, contando não só com o seu imenso litoral, como também com a parte serrana do Estado, que apresenta inúmeras belezas e uma aventura emocionante em terras Potiguares.
A praia de Pirangi é belíssima e ótima para quem quer estar em meio à comunidade local, pois embora apareçam muitos turistas, estes vão sempre juntos com o passeio City Tour, promovido pelas agências de receptivo que incluem o maior cajueiro do mundo em seu roteiro. Portanto, esses turistas compram o passeio e, após a visita à alguns monumentos históricos de Natal, como a Fortaleza dos Reis Magos, e ao Centro de Turismo da capital, eles são deslocados até a Praia de Pirangi, onde são guiados até o cajueiro, tendo um tempo livre para conhecerem o interior do cajueiro, que custa em média R$ 5,00 (podendo sofrer alterações) e para curtirem o lugar em si.
Logo, a praia é bem mais frequentada pela comunidade local, fazendo com que o lugar se torne tranquilo, já que não há tanto movimento como nas praias mais famosas, como Ponta Negra e Pipa, por exemplo. Eu recomendo esta praia por ser bonita, oferecer um ambiente tranquilo, guardar em suas proximidades o maior Cajueiro do Mundo, que está incluido num roteiro internacional e, além do mais, possuir piscinas naturais, onde é possível entrar na água e mergulhar junto aos peixes em águas cristalinas. Portanto a minha dica de hoje é um maravilhoso passeio de barco que compreende as praias de Cotovelo, Pirangi e Búzios, onde o barco passa por essas praias e pára nas piscinas naturais de Pirangi... o passeio é super legal e bem proveitoso, pois é possível fugir da rotina e conhecer um destino com uma beleza natural linda, mas que não é tão explorado. Pirangi está localizada num município vizinho a capital Natal... Parnamirim é o nome do lugar.
Além de aproveitar as belezas naturais, também é possível aproveitar a culinária local, pois o mesmo estabelecimento que oferece o passeio também é um restaurante super famoso da região:
A praia de Ponta Negra é a mais famosa de Natal, onde a maior parte da rede hoteleira Potiguar se encontra na mesma. No lugar se encontra o famoso Morro do Careca e é um lugar bastante visitado por turistas de todo o mundo, inclusive várias celebridades. Para quem vem à Natal a melhor opção é se hospedar num hotel em Ponta Negra pelo fato de tudo ser perto e ser um lugar super tranquilo e reconhecido pela sua segurança, onde temos a delegacia do turista localizada num ponto estratégico e possuindo fiscalização com frequencia nas principais avenidas, por onde os turistas estão sempre caminhando, ao ir aos restaurantes, shopping, pizzarias, bares, casa de shows, dentre outros estabelecimentos... esta é a principal vantagem de ficar em Ponta Negra: o fato de poder se encontrar de tudo com apenas uma caminhada (claro que dependendo muito do que se quer!). Contudo, se caminhar for o problema, a rede de taxistas no local é enorme e em qualquer ponto que se esteja sempre estará passando um para pegar toda a família... inclusive o pessoal dos hotéis é bem receptivo e sempre ajuda os turistas com qualquer informção, que vai das opções de entretenimento até passeios de uma forma geral.
Natal possui muitas opções de diversão e entretenimento, onde muitas se encontram em Ponta Negra, mas temos muitas outras no restante da cidade. Portanto, hoje indicarei um opção em Ponta Negra e outra um pouco mais afastada, contudo ambas são ótimas opções para quem quer diversão e aproveitar de fato a estada na cidade: o Mangai apresenta oferece toda a culinária Nordestina e é muito requisitado justamente por ter um ambiente tranquilo e que foi pensado para valorizar a culinária local, bem como a preocupação com o meio ambiente:
Assim como o Mangai valoriza a culinária local, também temos na cidade uma casa de forró (Rastapé) que não só valoriza a cultural local através da culinária, como também através das próprias características do lugar... é de fato uma casa de barro, bem característica do Nordeste, com vários ambientes internos capazes de oferecer a sensação que cada pessoa busca ter ao entrar na casa... no momento dispões de três ambientes, mas já está passando por uma ampliação, aderindo agora ao 4º ambiente: a casa oferece comidas típicas, bebidas típicas e um ambiente completamente típico do Nordeste, bem como a famosa música Pé de Serra, que é a sensação do lugar... cantada e apresentada apenas por bandas locais:
Aqui no Estado do RN, no litoral sul, se encontra uma praia maravilhosa, ou melhor dizendo: o paraíso. Esta é uma praia muito linda, a mais linda de todas na minha opnião, que proporciona uma enorme traquilidade e uma paz extrema. O local é frequentado por muitos turistas estrangeiros, proporcionando assim um ambiente calmo e com pouco movimento, pois a proposta do lugar é justamente essa: oferecer tranquilidade.
O acesso ao local se dá de forma bem aventureira, pois temos que descer uma escadaria enorme de madeira em meio a mata... neste caso chegamos e temos que descer as falésias. Muito bom!
Este post é menorzinho porque não tenho como descrever muito o lugar... só indo e sentindo o que eu senti ao pisar naquelas areias. E a dica desse post é justamente uma bebida maravilhosa que é vendida na praia, composta de abacaxi com algumas bebidas alcóolicas, como a vodka:
Essa é uma forma muito bonita e importante de demonstrar a valorização que se tem por comunidades carentes e fazê-las reconhecer o quanto são importantes para todos nós, porque é essa a essência da coisa: visitar comunidades carentes e, consequentemente, as grandes produções que alí se encontram. É muito agradável visitar comunidades do interior dos Estados e ver como as pessoas que, embora não usufruem de luxo, de dispositivos eletrônicos, vivem uma vida simples e bastante vivida... essas comunidades são importantes para darmos valor ao que temos e que a vida precisa ser amada, independente da nossa conta bancária... basta amarmos um ao outro.
Existe um projeto (Anda Brasil), ministrado pela EMATER/RN, que organiza com frequência diversas caminhada em várias cidades do Estado, onde todas as caminhadas são abertas ao público e à própria comunidade local, onde o café da manhã, na maioria das vezes é grátis. A vantagem para quem mora em Natal, capital do RN, é que quase sempre a EMATER/RN disponibiliza um micro-onibus para levar quem queira ir e se aventurar em meio à essas comunidades. No site é possível ver a programação das caminhadas em todo o Brasil. So, esta é a minha dica de hoje:
A praia de Genipabu, localizada no litoral norte do RN, se constitui como um destino emocionante, onde a sua principal atração, conhecida nos quatro cantos do mundo, são as dunas. O destino turístico é oferecido por todas as agências de turismo do Brasil, que vendem Natal/RN... para conhecer e se aventurar pelas dunas de Genipabu é só comprar o passeio de buggy, tão requisitado e que também inclui as dunas móveis, proporcionando mais emoção, já que é essa a proposta do passeio, que está dentro da categoria denominada Turismo de Aventura.
Durante do passeio de buggy é possível parar e apreciar as comidas típicas do Estado nos restaurantes localizados nas várias lagoas que se encontram no meio das dunas... a lagoa mais famosa é a de Jacumã. Nas lagoas é possível também ter muita diversão, através do skibunda, que é super demandado pelos turistas... lembrando que durante todo o trajeto existem diversos fotógrafos que tiram as fotos e entregam nos hotéis: e você só fica com a foto se gostar.
Ainda nas dunas de Genipabu, desta vez mais próximo da praia, oferecendo também uma vista exuberante, é possível fazer passeio de dromedários... em pleno litoral Nordestino e em cima de dunas: o passeio dura em média 30 minutos, onde acontecem várias paradas, com várias vistas ao fundo e sempre tem um fotógrafo para atender aos vários desejos.Portanto, esta é a dica desse post:
O destino Pipa, no Rio Grande do Norte, é um dos mais consagrados do Estado, não só pela sua beleza indescritível como também pela alma do lugar, que apresenta um estilo simples mas com muito luxo e poder. Pipa é um lugar muito demandado tanto pelos brasileiros como pelos turistas estrangeiros, vindos de toda parte do mundo para desfrutar e não economizar um centavo num lugar com muitas opções de diversão e lazer para uma pessoa que esteja só, bem como para uma família inteira.
Vale muito a pena conhecer Pipa, no RN, pois é um lugar capaz de oferecer tranquilidade, segurança e muitas belezas, sejam elas naturais ou originadas pela simplicidade do lugar, onde é possível caminhar tranquilamente pela cidadezinha que está sempre de portas abertas para receber a todos... reconhecida por oferecer um roteiro de charme, pois é um destino bem requisitado por casais, principalmente para passar a lua de mel. Logo, posso até indicar um ótimo lugar para se hospedar durante a estada na cidade: